Carnaval sem Carnaval

O fim-de-semana está chegando e todos comentam apenas uma coisa: Carnaval. Uns vão se jogar na noite, outros vão para o sambódromo, alguns para os blocos de rua. Os foliões que me perdoem, porém eu confesso: gosto só do Carnaval pelo feriado prolongado. “A grande festa do povo brasileiro”, como todo ano se ouve na televisão, entre outros clichês, para mim passa completamente despercebida. Não gosto de samba, de desfiles de escola-de-samba e muito menos me atrevo a sambar. Por isso sempre procuro eventos alternativos nessa data.

E, caso você também compartilhe comigo desta opinião, aí vai minha dica: na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, acontece em São Paulo o Noitão. Para quem não o conhece: o noitão é uma programação que acontece toda segunda sexta-feira do mês  (em fevereiro excepcionalmente na primeira, por conta do Carnaval) no HSBC Belas Artes, uma virada na madrugada recheada de filmes. São 3 filmes, apresentados a partir da meia-noite, onde geralmente um é uma estréia, outro é um clássico e o terceiro filme é surpresa. Os 3 filmes também geralmente são sempre dentro de um tema: comédias, terror, filmes da Mostra de cinema de São Paulo, filmes com crianças, etc. Entre os filmes há intervalos de 20 minutos e sorteio de brindes entre os espectadores, além de um café da manhã, depois que o sol já nasceu, no saguão do cinema ao final do terceiro filme. Tudo pelo valor de 18 reais inteira, 9 reais meia-entrada (estudantes e idosos).

Esta sexta-feira, sob o tema “Carnaval sem Carnaval” (adorei!), serão apresentadas duas estréias que eu estou louco para assistir: o primeiro é o novo longa-metragem do Tim Burton, “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, o musical que ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de comédia ou musical e que deu a estatueta para Johnny Depp (que também concorre ao Oscar 2008 logo mais). E o segundo filme é o argentino “XXY”, de Lucía Puenzo. O filme, vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes, conta a história de uma adolescente de 15 anos que nasceu hermafrodita e, por isso, vive isolada do mundo. O terceiro, lógico, será surpresa.

Acho uma boa alternativa para os não-foliões. Eu e meus amigos, amantes de cinema, temos presença garantida no evento.

O HSBC Belas Artes fica na Rua da Consolação, 2423, Cerqueira César, São Paulo/SP, tel. (11) 3258-4092 – www.hsbcbelasartes.com.br

noitao2.jpg 

Fotos: divulgação

2 Respostas to “Carnaval sem Carnaval”

  1. agrego ao ideal do carnaval sem-carnaval.

    (:

Deixe uma resposta

