Padrões e conceitos

Nesses últimos dias de Carnaval eu tenho ficado com umas interrogações na minha cabeça a respeito de padrões e conceitos nas pessoas. Não é muito difícil ver a sociedade colocando todos os gays em um só grupo, moldando-os, pre-definindo-os. Antes de tudo, é óbvio, somos pessoas diferentes, com gostos e opiniões diferentes.

No entanto, muitas vezes vejo que os próprios gays se padronizam e, caso algo mude nesse padrão, há um total desgosto. Vi isso pessoalmente na The Week São Paulo, sábado de Carnaval. Diferente da música eletrônica usual que toca na pista principal, os conhecidos bombadões e frequentadores de carteirinha da The Week tiveram que ouvir músicas como “onda onda, olha a onda…” e outros axés e funks engraçadíssimos.

Algumas pessoas se adequaram às músicas, mas a maioria, quando começava a tocar, ia emburrada para o jardim, ou fazia cara de irritação com o que estava tocando. Será que foi difícil fugir um pouco do padrão da balada?

Outra situação aconteceu com um amigo meu, que é gay, no entanto não demonstra claramente nenhum comportamento homossexual. Ele faz a linha “gay hetero”, como muitos dizem. E, acreditem, para muitos outros amigos gays meus, ele sofre um certo preconceito. Muitos acham que para “ser” gay, necessariamente precisa-se fugir do “ser” hetero, como se o assunto fosse muito mais além das preferências sexuais de ambos.

Qual a opinião de vocês sobre isso, só para acompanhar minha linha de pensamento?

Para finalizar e mostrar essa “padronização do comportamento homossexual” muitas vezes rotulado pela sociedade, mostro um vídeo de uma piadinha sobre o assunto, contada pelo apresentador Jô Soares, que eu lembro ter visto ao vivo e consegui resgatá-la no You Tube. Será que, por trás de uma simples piada de padrões, há muito mais questionamentos do que imaginamos?

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: