O que é gay?

bakerkissingmen.jpg
foto: divulgação

Com essa pergunta do título, nos deparamos com uma discussão interessante na Redação. Por quê? A resposta lhe parece fácil? Pois bem, não é. Gay, como todos sabem, é uma expressão norte-americana. “Alegre”, significa. E, pasmem, a origem remonta a associações discriminatórias. Sabe quando um homossexual tem trejeitos e é afeminado? Pois bem, deram a esta palavra a alcunha de “alegre”. Ou “alegrinho”, como já ouvi certa feita.

Nos EUA, gay tornou-se um estilo de vida, um rótulo. Lá, onde tudo é dividido, onde tudo tem uma definição, existe ainda o queer, que também quer dizer homossexual, mas não quer dizer gay. Deu um embrulho aí no tico e no teco? Explico: queer é a atitude politizada, militante e que discute. E gay então? Gay, como disse, é o estilo de vida: bon vivant, alegre (claro), bem-humorado, que diverte a todos, bem antenado a moda e arte, preocupado com o corpo, aspirante a rico, amigo das meninas, baladeiro e sensível. Ou seja, o homem perfeito.

Na transposição do termo para a língua brasileira (dando uma de Pasquale Cipro Neto), a definição se perdeu. E gay virou um sinônimo, e nada mais do que isso, de homossexual. Sem política, sem estilo de vida. A discussão tomou forma na Redação porque, ultimamente, tem homossexual dizendo que não é gay. E parece ser uma espécie de movimento que se embrenha nas entrelinhas até que ela se metamorfoseie fisicamente. É a homofobia (e aqui se usa homofobia e não gayfobia) internalizada que agora vira externalizada. De nós mesmos contra nós mesmos. Onde os rótulos vencem, onde se pronuncia a guerra entre os “afetados” (como se algo os afetassem) e os “heteróides”. Como se já não bastasse a guerra entre “héteros” e “homos”…

Que tal se parássemos de usar rótulos? E que apenas a palavra homossexual pudesse definir esse “público”, porque é a verdade, somos homossexuais. E temos a aprovação da língua. Na acepção linguística: homo + sexual. Gostar do mesmo sexo. Seria o mínimo de definição com relação aos heterossexuais. E daí cada um seria livre para ser o que quiser dentro da miríade de possibilidades na sexualidade humana. Sem rótulos, sem expressões que definam, sem necessitar de palavras estrangeiras escritas em itálico.

P.S.: Momento sorriso. Segundo o Augusto, homossexual é “sabão em pó para lavar o sexo”.

25 Respostas to “O que é gay?”

  1. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar muito a proposta de vez, nunca curti tanto em ler uma revista tão sadia, quanto é a Dom, a edição 2 simplesmente arrasou. Acho legal a limpeza que a revista tem, sem apelação pra pornografia, ou ficar mostrando genitárias do homem, tem coisa muito melhor pra se mostrar, como vocês estão fazendo. Achei legal o texto de vocês aqui do blog, eu mesmo sou um desses, não me considero gay, e sim homossexual. Nada contra, mas não entendo desse povo de ficar imitando os outros (principalmente os americanos) esses dias conversando com um amigo, ele me contou até de um dicionário do gay, com as expressões “pride” (q é o novo nome que eles deram pra parada gay) a famosa “drag music” (q pra mim, até q me provem ao contrario é Dance Music). Cada dia que tento entender, menos entendo, essa mania de ficar criando palavras novas. Acho que vale mais ficar no brasileiro mesmo, que afinal é o q nós somos.
    Abraços a todos, e parabéns pela revista
    até mais
    Apenas Alguém

  2. Concordo com a ultima parte, sabe aquela frase eu sou eu você é você, cada um é cada um, é horrível ser taxado de gay, ouvir das pessoas”você é gay?”. “você é bicha” Não eu sou EU e o que faço na minha intimidade só diz respeito a mim. homossexual sim pq tenho relações sexuais com quem é do mesmo sexo que eu. Mas também não fico levantando bandeira pq sei exatemente o que sou. Simplesmente sou eu.

    Então respondendo a pergunta, tema deste post GAY é um rótulo para os homessexuais.

  3. Ps. Bonita a foto mas meio “hard”, não abreria este blog no meu trabalho.

  4. Pedro Paulo Maia Says:

    dividir as coisas em nichos eh normal, nos humanos precisamos separar tudo para que as coisas tenham sentido ou logica, mas quando se trata de pessoas eh dificil aplicar divisoes certas, gente eh uma coisa mto complicada e o certo eh nao dividir e sim entender o proximo. quando entendemos vemos que somos iguais, e logo nao rotulamos ou separamos o outro.

  5. Adorei o post!

    E o comentário do Augusto: homossexual é sabão para lavar o sexo e lava mais branco… (rs)

  6. gay é ser humano pq td gay é gente

  7. por que existe esse mau se e abominavel nos ohos de Deus

  8. gay é saber beijar homens!
    é ser feliz
    é dar p/ ele
    um beijinho de loucco
    agore q esta yuasd ohh5tgehjj

  9. brinks mas tive vontade de da um cu prum homen

  10. HOMENS GAY É GOSTA DE OUTRO HOMENS NÃO TER TEZÃO POR MELHER É SER FELIZ DO JEITO QUE É COMENDO OUTRO HOMEM BOM É ISSO…………..

  11. Marcelo '' we're Paramore'' Says:

    EU SOU HOMOSSEXUAL E SOU FELIZ, O RESTO QUER SE DANE!
    SOU ASSUMIDO E TENHO ORGULHO DE SER HOMOSSEXUAL, PARA OS CONTRA SÓ LAMENTO!

  12. kkkkkkk Gay = Roderigo faro

    odeio gay’s ¬¬’

  13. Rodrigooo***

  14. eu sou gay nao to nem aii pro que as pessoas falam ?

  15. eu ñ ponho no meu trabalho é muito ulzado

  16. EU SOU HOMOSSEXUAL E SOU FELIZ, O RESTO QUER SE DANE!
    SOU ASSUMIDO E TENHO ORGULHO DE SER HOMOSSEXUAL

  17. Adorei saber mais um poukinhooO do que er ser gay !! ; )

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: