Viva a Parada!

Por: Augusto Lins Soares

Apesar do seu caráter carnavalesco, criticado por muitos (gays ou não), devo confessar que mais uma vez me emocionei (e muito!) ao ver aquela imensa multidão desfilando pela avenida Paulista e rua da Consolação, pulando, dançando, gritando, cantando, sorrindo, chorando ou, simplesmente, observando o bloco passar.

Pela primeira vez, em cima de um trio (a equipe da DOM foi convidada carinhosa e atenciosamente pelo site Disponível.com), vi o mar de gente que se espalhava pelas ruas para saudar e celebrar a diversidade. Ao meu ver, isso ainda é um grande feito: reunir milhões de pessoas pela causa gay, mesmo que em clima carnavalizante.

É claro que, como todo evento gigantesco, incidentes acontecem (roubos, agressões, discussões, brigas, acidentes…), mas isso não invalida a sua realização. A mistura de tipos, tribos, estilos, gerações, sexualidades encheram a passarela de visibilidade. E isso não dá para negar. Quem foi à festa sabe do que estou falando.

Como num autêntico carnaval de rua, onde você não é obrigado a pagar para participar, vi e senti a emoção de muitos anônimos que compareceram à avenida para prestigiar a única manifestacão popular de rua que ainda acontece em São Paulo. E esse caráter popular é que, infelizmente, desagrada a muitos: a mistura.

Sendo assim, mesmo sob protestos de uma melhor organizacão e politização da Parada, venho prestar a minha homenagem à ela que, do seu modo, consegue gerar mídia, business, lazer, entretenimento, turismo, festa para o público gay. Tudo que acontece nesses dias de feriado é graças à Parada, ou não?!

Vale lembrar que nos anos anteriores acompanhei a Parada no chão e tive a mesma sensação de celebração. Por isso continuo prestigiando a festa. Mas acredito que, como muitos, ela precisa efetivamente gerar benefícios a curto, médio e longo prazos para o cidadão gay brasileiro. Mas isso é assunto para um outro post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: