Com ou sem roupa?

Rodrigo Hilbert e Wellington: opostos ou complementares?

Até onde uma revista gay pode ir na nudez masculina sem ser taxada de erótica? No caso da DOM, já tivemos duas experiências bem distintas e simbólicas: o ensaio de moda “Look smart” com o ator Rodrigo Hilbert (# 3) e o atual portfolio “Na intimidade” com imagens do fotógrafo Paulo Cabral (# 4). No primeiro caso, a pauta era algumas tendências fashion para o nosso outono/inverno e, no segundo, uma seleção inédita de fotos do acervo pessoal do seu autor.

Tanto uma matéria como outra geraram muitos comentários bem contraditórios. Entre eles, valem destacar: “O ator está muito vestido para uma revista gay, mesmo sendo um editorial de moda outono/inverno” e “A revista já está apelando ao publicar imagens de homem com pêlo, bumbum e dorso à mostra”. E aí vem uma inevitável pergunta: o que é demais e o que é de menos? Será que o Rodrigo estava muito vestido ou os modelos do Paulo estão muito pelados?

No meu entender jornalístico, ambas estão coerentes com o universo masculino gay do leitor e com o perfil adulto/jovem da revista. Mas, segundo algumas críticas, a revista teria que escolher entre uma coisa ou outra. Ou seja: ou Rodrigo teria que usar menos roupa ou os modelos do Cabral teriam que apresentar mais “cobertura”. Para mim, isso é bem curioso e, em outras palavras, parece dizer que uma revista só pode contemplar o homem ‘com’ ou ‘sem roupa’.

Vale lembrar que isso não ocorre nas revistas femininas, onde se vê naturalmente peitos, bundas, pêlos pubianos ilustrando editoriais de beleza, bem-estar, saúde, moda, consumo sem caracterizar necessariamente conteúdo erótico. Ao meu ver, o universo masculino, seja ele gay ou não, é infelizmente ainda muito careta em relação ao corpo do homem. A presença de um modelo sem roupa já remete ao conceito de sexo explícito e não ao de beleza masculina, pura e simples.

Trocando em miúdos: será que uma revista gay de comportamento, quando mostra fotos de homens nus ou seminus em algum editorial, deve ser considerada erótica na sua totalidade? Mesmo se a pauta em questão for simplesmente o portfolio de um fotógrafo numa determinada edição? E no caso de um ensaio de moda, onde o modelo aparece sempre bem-vestido, isso diminui o seu caráter de publicação gay? Fica aqui uma dúvida e um ponto para reflexão.

28 Respostas to “Com ou sem roupa?”

  1. Parece que nunca estamos contentes, seja com umn ensaio mais comportado e bonito ou um ensaio sensual e bonito. Há beleza nos 2 e é o que enxergo

  2. Filipe Freitas Says:

    Não acho que a revista tenha que “escolher um lado”, mas acho que o nu em pêlo não é legal, não. Adorei todos os ensaios sensuais da revista, como o da capa da edição nº2, por exemplo. Mas o nu total remete quase sempre ao erótico, mesmo que apenas na cabeça do leitor.

    A revista pode e deve variar, há beleza em todos os tipos de ensaios: Só tenho cautela quanto ao nu total. Acho que este “pequeno” pudor faz bem para conservar a imagem e credibilidade da revista.

  3. Pq não fazem ensaios sensuais com pessoas magras ou gordinhas, que tal usar uma coisa chamada inovação???

  4. Bom, nao sei quem criticou, talvez nao tenha conhecimento
    realmente a revista nao está apelando, até pq se fizer isso perderá muitos leitores, porque esse outro tipo de revista apelativa ja existem a tempos!
    acho que conceito é uma coisa que precisa ser entendida, e só!

  5. pedro paulo maia Says:

    eu acho que tudo depende do contexto, nao faria o menor sentido o rodrigo que fez um ensaio para o outono e inverno vir sem roupa. as fotos do paulo cabral sao de uma beleza incrivel, e nao pelos modelos, a forma como foram feitas a luz e toda a estetica faz delas um tipo de arte. em uma revista erotica nao existe essa preocupaçao nos ensaios fotograficos, a unica coisa que eles pensam eh mostrar oq o leitor quer ver.

  6. novelas estao na categoria erótica porque tem cenas sensuais e etc?! Não… então revistas também não precisam ter. A DOM é erótica?! Pra mim, não. Tem gente muita chata, que reclama de tudo sem nem saber avaliar o que está reclamando. As revistas gays ainda estão amadurecendo, todas têm editoriais, falam de sexo, etc… Como a VIP faz no universo hetéro… um pouco de tudo. Continuem com o trabalho de vocês… a revista está bacana! Quem não quiser ver algumas coisas, passe as páginas… é pra isso que elas servem.

  7. sinceramente, soa exagero um coméntário desses. se fossem fotos explícitas, apenas pelo nú.. mas.. estão dentro de um contexto. até se fosse uma foto de nú total.. com ereção, enfim. creio que a DOM não a colocaria simplesmente por colocar. talvez quem opine, não tenha entendido a proposta da revista. é questão de insistir, continuar a proposta inicial da revista e ensinar aos leitores a treinarem seu olhar para o belo.

  8. Laio de Realengo Says:

    Engraçado!
    A comunidade do Orkut tá bombando com esta discussão o que é erótico? O que é explicíto? O que não pode baixar o nível da revista?
    O ser humano é muito insatisfeito mesmo. Quando tá vestido reclama, quando tá pelado reclama.
    Bom, sou gay , gosto de homem e de vê-lo bonito nas páginas da revista. Se vestido é bom pelado é MARA. Mas sei que não é a proposta da revista e nem será ter ensaios de nus.
    O que me deixa chocado é que outros homens gays tenham aversão a ver modelos lindos pelados. Acho que a DOM está se assumindo e criando um público que, às vezes de forma tramática, terá sua mente aberta. E não criará polêmica por ver algo sensual ou erótico e bem feito. Podendo ser até uma amiguinho “animadinho”.
    VENENOSO.
    Adoro vocês.
    P.S.: Só estou meio triste porque caiu a ficha que a revista está muito fútil deixando de lado as coisas práticas do dia-a-dia para o resto da população que não pode comprar um sobre tudo de R$12 mil.

  9. João Pedro Says:

    Está perfeita a revista. As fotos, tando dos vestidos, como dos desvestidos estão totalmente dentro do contexto. Não tenho vergonha do meu corpo nem tenho vergonha do corpo alheio. Acho bonito, gosto de olhar independente de tesao ou não. Só pq o cara tá nú é erótica? O cara completamente vestido não pode ser erótico? A gente tem que parar e pensar pq um nú, especialmente o masculina, suscita tanta celeuma. Caramba é um corpo, e não é nenhuma novidade, todos nós temos um. Achei legal a idéia de pessoas “fora do padrão” serem fotografadas tbm. Isso seria mesmo muito novo, muito corajoso e eu aplaudiria de pé.
    Sucesso.

  10. eita povão careta!
    a revista esta otima… ainda nao entendo qual a dificuldade de se ter um homem nu em uma revista… onde esta o erro em admirar um corpo masculino?

    Não seria um preconceito gay?

  11. o ensaio com o Rodrigo ficou sem graça, muito conservador

  12. Concordo a 100% com o seu texto. Quanto a mim, a questão vai para além do facto de ser gay ou não ser gay, o que está a acontecer é que o corpo do homem está a libertar-se sexualmente, tal como aconteceu há uns anos com o corpo da mulher e isso gera discussão de diferentes pontos de vista. Mas para além da questão orientação sexual, o que está em causa é o uso do corpo do homem, enquanto objecto sexualizado.

    Quanto à produção de moda da Revista DOM#3, pessoalmente não gostei muito, não por o actor estar vestido demais, mas por não ter simplesmente achado graça, quer às roupas quer à produção em si.

    A da Dom #4 ainda não vi.

    Continuem o bom trabalho

  13. Eu acho que tanto a matéria do Rodrigo (Hilbert), quanto a do fotógrfo estão de muito bom gosto. Até hoje nunca vi nada de tão impactante na revista que seja motivo da fazer tanto escândalo. Portanto não há necessidade de mudar.

  14. Conheci a Dom justamente na edição do Rodrigo na capa e me interessei justamente pelo fato da revista não apresentar teor erótico
    Eu gostei, mas acho que vocês podem melhorar muito e espero que melhorem
    Pra deixar bem claro o que espero de uma revista voltada ao publico gay eu me baseio na Men’s Health (sim, a Men’s Health)
    Ela tem matérias que me agradam (tirando as que envolvem dicas de sexo – mulher não rola =X)
    Mas tipo … Acho que o Brasil preisa de algo completo voltado aos gays e não + uma revista erótca
    As 2 coisas podem andar juntas, mas eu particularmente prefiro que a revista seja bem específica e de bom gosto e não só + uma putaria nas bancas

  15. adoro homem pelado e penis para chupar


  16. ¬¬’ repugnanteee comentario acima.

  17. e bom mais precisa tem mais coisa e homen e mulher sexo

  18. muito bonito

  19. muito gostoso mais presisava mostra o pau pois estava enteressado nisso meu gostosão que ir para cama com migo to doido para da o meu cusão para vc e chupa o seu paosaão

  20. vamos para a cama que eu vou timos tra o que e sexo bocal e cuzal deixa sivoce aquenta a miha presao na cama meu amor si voce de comta do recado meliga meu bem vamos vai ser bom para voce descupe pélo o meu ero de portuges foimai el estavo com presa por favo dega eu chupa esse pintao de 30cm e emfia nomeu cucucucu

  21. sem pq asim mostra de uma ves o que e lindo e bom de ser visto …
    é a realidade todos querem ver aquilo por baixo …

  22. esse cara que está a direita nú realmente está explendorozo, gostaria muito de poder ficar com ele por pouco tempo,gostaria de ver bem de pertinho para isso é preciso se mostrado de frente e de costas, porque nós sabemos qualificar esses caras que são bem lindos.

  23. Isso é puro moralismo: por que, nesse sentido, tudo é permitido p/ as mulheres, enquanto p/ os homens, não? Se vc pegar uma revista de mulher pelada, como a Playboy, o conteúdo de boa parte da revista é mulher pelada (coloquem poucas p/ ver se o leitor não começa a reclamar!), enquanto no caso de uma revista gay, não. Se a revista é de mulher pelada, ela tem fartura de mulher pelada, ok, mas e por que não há fartura de homem pelado quando a revista é gay? Como não pensar em falso moralismo? O leitor de uma Playboy quer mulher pelada na revista, bem como o leitor de uma Dom quer homem pelado na revista…

  24. Oi gato vc muito lindo beijos

  25. queisso Carlos vc é gay

  26. -_-‘ Que péssimo o comentario 20,22e24

  27. E 19 0 0

Deixe um comentário

