Na fila sem Madonna

logomadonna3

Capítulo 18 – Penúltimo

A mistura de sono, cansaço e excitação dominava todos na fila, principalmente no pelotão da frente, com pessoas que há vários dias estavam naquele acampamento. Pela última vez, desmontaríamos as barracas, pela última vez organizaríamos a fila, pela última vez viveríamos todos juntos. Precisou de meia hora para que todas as barracas estivessem já em suas respectivas sacolas e para que uma pilha gigante de lixo (comidas, bebidas, papéis e tudo o que acumulara durante aqueles 5 dias) se formasse.

Mas, a organização, que até então fora impecável, que conseguira fazer uma lista limpa, justa, começaria então a passar pelo pior momento de toda a saga, estava próximo dos desfecho nada triunfante. De meros figurantes, os cambistas invadiram o posto de protagonistas da história e resolveram se pronunciar. Embora tentássemos colocar a fila, agora sem barracas, na ordem da lista, como sempre havíamos prometido, o grupo de cambistas aumentara absurdamente e eles não queriam sair dali.

Enquanto algumas pessoas da lista me exigiam (pois, nessas horas, é melhor exigir dos outros do que encarar a responsabilidade sozinhos) que eu não deixasse os cambistas ficarem na fila, os próprios cambistas se dividiam em opiniões. Uns diziam “aquele menino ali, o primeiro da fila, na frente dele ninguém vai passar tá ligado, e quem passar vai apanhar, pois ele merece mais do que ninguém”, sim, “cambistas honestos”, outros diziam “foda-se essa organização, quando os portões abrirem nós vamos empurrar quem estiver na frente, machuque quem machucar”.

O desespero começou a tomar conta de toda a fila. O empurra-empurra começou a pressionar o primeiro grupo da fila contra os portões. Comecei a ficar sem ar, pois o calor do sol, a essa hora da manhã, já esquentava o portão de ferro, e nossas costas, pressionadas, começavam a sentir toda a temperatura insuportável. As pessoas me pediam com sinais para chamar a polícia, pois a confusão se instaurara de vez, mas dois cambistas foram plantados do meu lado e qualquer gesto que eu fizesse eles ficavam de olhos. Eu estava preso! Toda a organização estava desabando!

No meio da confusão, surgiu uma menina, com cara de mal-encarada, que pediu a minha lista e disse que iria organizar aquela merda. Estranhei a atitude dela, mas eu estava sem forças para fazer mais nada. Ela começou a gritar, pedindo pro grupo de cambistas se afastar. Eles não recuavam e diziam que iam acabar com ela, e ela encarava-os como se não tivesse medo de ninguém.

– Eu vou distribuir senhas individuais para as pessoas da fila e só poderão entrar quem tiver esta senha. Ou seja, quem não estiver na lista (referindo-se aos cambistas) não entrará.

Os cambistas riram com desdém para a atitude dela, e a confusão piorou. Lógico, para piorar ainda mais a situação, a Rede Globo acabara de chegar ao acampamento para filmar ao vivo o programa Mais Você. E, todos sabem, como as pessoas se transformam quando se deparam com a Globo. Tive que segurar minha revolta crescente do fundo da minha alma e tentar ser simpático na entrevista, mesmo tendo vontade de matar o repórter ao ouvi-lo dizer que “não dava para saber quem eram os cambistas” (lógico que dava, era explícito isso!!!! Maldito descompromisso com a verdade!).

Eu, nesse momento, estava chorando, desesperado, com a situação saindo do meu controle, e tive que fazer a linha de “bom entrevistado”, pois não podia alertar ao vivo na Globo à questão dos cambistas pois eles estavam do meu lado com olhos de ameaças. Nunca quis matar tanto a Ana Maria Braga como naquele dia, ela rindo da gente!

Assista o vídeo aqui: http://madworld.com.br/blog/2008/09/03/reportagem-mais-voce-fila-madonna/

A entrevista acabou, a polícia chegou, mas fez cara de paisagem, os cambistas continuaram, agora sem a luz das câmeras, a nos pressionar. Tivemos a informação oficial: os portões seriam abertos às 10 da manhã e a Time 4 Fun não usuaria nossas senhas para a entrada. Ou seja, todo o esforço realizado até então, na próxima hora, seria jogado no lixo…

logomadonna3

Uma resposta to “Na fila sem Madonna”

  1. olá Paulinho, eu estava lá também e revivo com vc essas aventuras a cada novo capitulo.
    Bom, na minha opinião as pessoas recorriam a vc e te cobravam de certas atitudes pq vc se intitulou como o “chefe”, o organizador desde o inicio, e dai qndo a massa mais precisou de vc… cadê o Paulinho??? “está ali no cantinho de cabeça baixa, deu pra trás”. era isso que as pessoas diziam. Eu sei, eu vi, eu senti, o qnto vc estava alienado já de tanta pressão psicológica, de cansaço de exaustão de raiva, enfim, o qnto vc estava passado com toda essa situação.
    Vou relatar aqui a minha versão dos fatos desse capítulo:
    Eu realmente fiquei revoltada com os cambistas causando na fila e querendo dominar tudo, fiquei louuuca! chamei a polícia e apareceram 5 viaturas, foi qndo eu estava com a menina q tentava reorganizar a fila, eu gritava o numero da próxima barraca e ela entregava os papeizinhos de senha. Nessa hora o meu irmão me puxou pelo braço se debulhando em lágrimas dizendo: para de causar Adriana, eu acabei de ouvir um cambista falando baixinho pro outro “aquela mina vai morrer” (a menina q estava com as senhas), eles não estão de brincadeira, eu amo a Madonna, mas não vou levar uma facada por ela e muito menos perder minha irmã… Eu fiquei calada, mas a senha era a nossa única esperança naquela hora, falei pro meu irmão, eu vou ficar aqui (na muvuca da senha), só até chegar o numero da nossa barraca, pego nossa senha e a gente vaza daqui…
    Depois de muita confusão aquela “mina” q continuou a destribuir as senhas foi ameaçada e falou p os policiais, um deles disse: eu não posso fazer nada se vc não me mostrar quem é exatamente q está te ameaçando. ai a garota maluca (que nem se se está viva mais) apontou na cara do cambista dizendo q ele tinha ameaçado ela, enfim, dois foram presos e tinham antecedentes criminais.
    Agora, o cretino repórter da Globo não “conseguir” identificar que era cambista foi um absurdo!!! era muito visivel… todos estavam de chinelo de dedo, óculos escuros cabrito, blusa de moleton de mano e tinham bigodinho de Racionais Mc’s!!! REVOLTA!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: